O Brasil ocupa hoje a 65ª posição no ranking
de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de
Estudantes (PISA), divulgado no final ano passado, levando em conta os
resultados da área de Matemática. Por outro lado, faz parte da elite da
Matemática mundial (nível 5 da Internacional Mathematical Union – IMU) com
pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente.
A equação mal resolvida mobilizou um grupo de
engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na criação da
Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), no ano passado,
e agora é chegada a hora de conhecer os vencedores nas categorias ouro, prata e
bronze.
Um evento online – para facilitar a
participação de inscritos de norte a sul do País – marca a divulgação dos
resultados, no dia 27 de março. Ao todo, 67 professores foram premiados, dos
quais 48 na categoria bronze, 10 na categoria prata e 10 na categoria ouro.
“Os 10 premiados na categoria ouro só serão
conhecidos no dia 27. Entre os 20 finalistas, há representantes de diversos
estados do País como Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Minas
Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul”, explica Adauto
Caldara, membro do Conselho Gestor da Olimpíada.
Como prêmio, os 10 professores da categoria
ouro participarão em outubro de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em
Xangai, para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC
Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura
sempre entre os de melhor desempenho no PISA.
“Será uma oportunidade ímpar de imersão,
aprendizado e troca de conhecimento. Nosso objetivo é reconhecer e valorizar
iniciativas bem-sucedidas no ensino da Matemática em todo o País, de forma a
disseminá-las, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino da disciplina e,
assim, contribuindo para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, a
médio e longo prazo”, considera.
Depois da viagem de premiação, o próximo passo
previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará
cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.
O processo de avaliação dos professores
participantes incluiu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo
ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista que teve,
entre os avaliadores, o professor Cristovam Buarque, que é membro do Conselho
Acadêmico da OPMBr.
Amor à Matemática
No grupo dos finalistas que concorrem à categoria ouro, está
o Maranhense Rubens Lopes Netto, professor do C.E. Deputado Júlio Pires Monteles de Anapurus, no interior do
Maranhão.
Rubens conta que, desde pequeno, a Matemática sempre foi uma
paixão. Ele acredita que herdou esse gosto pelos números com o pai (falecido),
que também chegou a lecionar matemática em uma escola de ensino médio.
“Assim como aprendi a gostar de matemática com o meu pai,
busco passar essa paixão para os meus alunos e inspirá-los a abraçar as
oportunidades que o universo da matemática tem a oferecer”, garante.
Ao longo dos anos como professor de matemática, Rubens tem
recebido o reconhecimento dos seus esforços na educação e auxiliado muitos
alunos maranhenses a conquistarem medalhas em competições matemáticas, como a
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O caso mais
recente foi de um aluno seu que conquistou a medalha de ouro na competição do
ano passado.
Lenda 🙌🏾
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