Seu Idioma:

terça-feira, 31 de maio de 2016

Número de casos de estupro no Brasil pode ser 10 vezes maior

Número de casos de estupro no Brasil pode ser 10 vezes maior

Segundo especialistas, casos são subnotificados e número pode ser até dez vezes maior, de um abuso a cada minuto

Uma mulher é estuprada a cada 11 minutos no País. O dado da frequência de ataques sexuais ganhou destaque após a repercussão de estupros coletivos cometidos no Rio e no Piauí, na semana passada, e estampou cartazes em atos realizados em diversos Estados. O número, no entanto, é reconhecidamente subnotificado e, segundo especialistas, pode ser até dez vezes maior - estima-se que mais de meio milhão de mulheres, por ano, tenham sofrido algum tipo de violência sexual. A proporção, então, seria de quase um abuso por minuto. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) do governo federal, estimaram, com base em dados de pesquisa feita em 2013, que 0,26% da população tenha sofrido algum tipo de violência sexual, porcentagem que equivale a 527 mil pessoas - 10% chegam ao conhecimento da polícia.
"Os números são bem maiores do que os que chegam à polícia, sem dúvida. As mulheres se sentem constrangidas em ter de passar pelo julgamento social e das autoridades. Acabam não denunciando", disse a promotora Maria Gabriela Prado Manssur, especialista no enfrentamento à violência contra a mulher do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Para a promotora, a falta de notificação representa um risco, já que um ataque inicial pode voltar a acontecer de forma mais grave. "Os ataques representam um total desrespeito à liberdade sexual da mulher, e se mostram como uma forma de controle e opressão."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário Feito neste Blog, é de total Responsabilidade do autor e estará sujeito as Penalidades Prevista na Lei.