Seu Idioma:

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Motim começou porque um equipamento sonoro foi retirado da cela 2 por um carcereiro. Os presos também reclamam das condições em que estão acomodados.

Motim começou porque um equipamento sonoro foi retirado da cela 2 por um carcereiro. Os presos também reclamam das condições em que estão acomodados.
Um preso que cumpre pena pela Lei Maria da Penha foi amarrado e ameaçado de morte, na noite dessa segunda-feira (27), durante uma rebelião na Delegacia de Buriti-MA. Os detentos se revoltaram com a retirada de um aparelho sonoro da cela 2 e também, segundo alegavam aos gritos, pela falta de água.
Por volta das 20h30, gritos e batidas nas grades da cela chamaram a atenção dos moradores próximos que alertaram a polícia.

A todo instante eles reclamavam das condições da cela, da comida, da ausência de água e do tratamento suspostamente “agressivo” recebido por um carcereiro que não teve o nome divulgado.  Eles também tocavam fogo em papéis e lançavam ao quintal, através de uma pequena abertura para ventilação na parede voltada para área onde existiam carros. Pouco depois chegaram PM, Polícia Civil e Guarda Municipal para conter a revolta. Também foi enviado reforço policial do município de Anapurus, a 45,2km de Buriti-MA.
O agente civil Rodrigo foi quem iniciou o trabalho de negociação com os rebelados. Logo depois, também chegou o juiz José Lima, titular da Comarca de Buriti, e o Promotor de Justiça Clodoaldo Araújo para, também, intermediarem uma saída negociada a fim de que não houvesse feridos.  Ao magistrado, os presos relataram as condições inadequadas que estavam passando sem água e pediram uma solução.

 Após rendição dos rebelados, juiz ( de Azul) e Promotor de Justiça ( de branco) entram para ouvir as queixas dos presos.


Cerca de duas horas e meia depois, enfim, a situação foi controlada. Os detentos liberaram o preso que estava sob ameaça deles, identificado apenas por “Zé da Goma” (residente do Povoado Poço Verde – a 5km da sede da cidade)  que foi transferido para cela 1. Todos os demais da cela 2 foram retirados para revista individual. A Polícia também fez vistoria na cela, mas não foram encontrados objetos cortantes.

Os presos quebraram o piso e forçaram as grades. A Delegacia de Buriti tem capacidade total para receber adequadamente 11 presos, porém, no total, atualmente há 23 detentos, mais que o dobro.  São três dependências de uso dos presos, duas celas e uma área de banho de sol que fica completamente gradeada para evitar eventuais fugas. Atualmente, a cela 1 tem capacidade para três pessoas, mas mantém 10 detentos, e a cela 2, onde ocorreu o motim, comporta oito presos, mas está com 13.


Fonte: Correio Buritiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário Feito neste Blog, é de total Responsabilidade do autor e estará sujeito as Penalidades Prevista na Lei.