Área da Lagoa da Jansen recebe plantio de Ipês…
A área da Lagoa da Jansen, um dos principais pontos turísticos da capital maranhense, está recebendo ação de plantio de várias espécies. A ação que faz parte do Programa São Luís Cidade Jardim, desenvolvido pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana, tem o objetivo de arborizar São Luís com o plantio consciente e orientado de espécies adaptadas ou nativas do bioma regional.
Só este ano, somadas as áreas, foram quase trezentas mudas entre Ipês, Alamandas e Palmeiras já plantadas na região.
O número só vem aumentando; se somadas todas as áreas verdes chega a cinco mil o número de árvores plantadas desde a implantação do programa, em 2014.
Todo o plantio feito hoje em São Luís deve obedecer a critérios utilizando a metodologia desenvolvida pela equipe que trabalha a finalização do Plano de Arborização de São Luís, que será apresentado ate o final deste ano.
Plano de Arborização de São Luís
O Plano prevê orientação, direcionamento bem como o plantio consciente por parte de crianças, adultos e idosos no manejo das espécies. O documento estabelece ainda a seleção de espécies nativas de potencial paisagístico dando prioridade aquelas que apresentem florada, ou seja, que amenizem o calor que tende a ser intensificado nos próximos dez anos, prazo também de vigência e estudos do Plano.
Outro item importante levado em consideração é a utilização criteriosa de espécies para que não danifiquem as estruturas dos logradouros públicos. Além de Ipês, o plano também indica o plantio de espécies como: Palmeiras de vários grupos, Cajueiros, Mogno Africano, bem como espécies que atendam a recomposição vegetal de áreas degradadas resistentes ao ambiente salino, como: Guajiru, Murici, Caju e Janaúba.
Programa São Luís Cidade Jardim
O Programa São Luís Cidade Jardim é um macroprojeto executado pela Prefeitura de São Luís, através do Impur, com a colaboração de outras 12 secretarias e fundações da administração municipal, empresas privadas e a população. O objetivo é realizar o paisagismo de espaços públicos da capital.
Estruturado em oito eixos (Jardim da Minha Empresa, Jardim da Minha Escola, Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada e Minha Árvore), o programa tem como meta, ao fim da gestão, totalizar 20 rotatórias e 40 praças adotadas, arborização de canteiros centrais em avenidas e o plantio de 1 milhão de árvores.
Fonte:Marco Aurélio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qualquer comentário Feito neste Blog, é de total Responsabilidade do autor e estará sujeito as Penalidades Prevista na Lei.