Seu Idioma:

sábado, 24 de junho de 2017

DIA DO ANCIÃO. PARABÉNS AOS NOSSOS ANCIÃOS DA IGREJA ADVENTISTA DE ANAPURUS-MA!!!

 DESEJAMOS A TODOS OS IRMÃOS DIRETORES  DA IGREJA ADVENTISTA  DO SÉTIMO DIA UM FELIZ DIA DO ANCIÃO.


PARABÉNS AOS NOSSOS ANCIÃOS DA IGREJA ADVENTISTA DE ANAPURUS, AOS NOSSOS IRMÃOS:
PASTOR  GERALDO/ANCIÃO

ANDRÉ CARVALHO/ANCIÃO


JÚLIO LISBOA/ANCIÃO

JOSÉ WILSON/1º ANCIÃO

PARABÉNS A TODOS VOCÊS QUE SEMPRE BUSCAM O MELHOR PARA A IGREJA SEGUNDO AS ORIENTAÇÕES DE DEUS E DAS ESCRITURAS.  QUE O SENHOR POSSA PROTEGER SEMPRE SUAS FAMÍLIAS.



Conhecendo um poco sobre Ancionato

ANCIONATO – Na Igreja primitiva, os anciãos ou bispos tinham grande autoridade. Uma de suas principais funções era o geral cuidado e supervisão pastoral (Atos 20:17 – 28; Heb. 13:17; I Ped. 5:1-3), com tais encargos especiais como dar instrução na sã doutrina e refutar os que a contradiziam (I Tim. 3:1 e 2; Tito 1:5 e 9). Os que presidiam bem deviam ser “considerados merecedores de duplicada honra”, principalmente os que labutavam “na pregação e no ensino” (I Tim. 5:17). (Manual da Igreja 2005, Capítulo 1 Autoridade da Igreja e do Manual da Igreja, 13).
Não Deve Haver Pressa na Escolha de Pessoas Para Dirigentes da Igreja. – “Encontramos em muitos lugares homens que foram postos à pressa em cargos de responsabilidade como anciãos de igrejas, quando não se achavam habilitados para ocupar tal posição. Não têm o devido domínio de si mesmos. Não exercem boa influência. As igrejas se acham continuamente perturbadas em conseqüência do caráter defeituoso dos dirigentes. As mãos foram muito precipitadamente impostas sobre esses homens.” – Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, págs. 406 e 407.
Aptidão Religiosa. – “Fiel é a palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo [ancião] seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito (pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça, e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. (Pág. 45).”.
“Escreve o apóstolo Paulo a Tito: ‘Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo [ancião] seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus. ’ Tito 1:5-7. Convém que os nossos ministros considerem essas palavras e não ponham alguém a exercer um cargo sem muita reflexão e oração, para que Deus, pelo Seu Espírito, possa designar a pessoa de Sua aceitação. “Diz o apóstolo inspirado: A ninguém imponhais apressadamente as mãos.” ’ I Tim. 5:22. Em algumas de nossas igrejas se passou demasiado cedo à organização de igrejas e ordenação de anciãos, com manifesto desprezo da regra estabelecida na Bíblia. Em conseqüência, surgiram grandes dificuldades na igreja. Não se devem eleger e ordenar dirigentes que se não provarem aptos para essa obra de responsabilidade.” – Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 260 e 261. (M.I.p,47,48)
O Ancião da Igreja O Cargo é Importante. – Na obra e organização da igreja, se não foi provido um pastor pela Associação/Missão, o cargo de ancião destaca-se como o mais elevado e o mais importante. (M.I. 49)
…o pastor tem a principal responsabilidade no preparo de anciãos locais. (M.I.pág 51)
Ordenação do Ancião Local. – A eleição para o cargo de ancião, por si só, não qualifica a pessoa para atuar como ancião. É requerida a ordenação antes que o ancião tenha autoridade para atuar como tal. No intervalo entre a eleição e a ordenação, o ancião eleito pode atuar como líder da igreja, mas não pode administrar os ritos da igreja. Uma vez tendo sido ordenado como ancião de igreja, ele não precisará mais ser ordenado na reeleição para esse cargo, ou na eleição como ancião de outra igreja, contanto que tenha mantido sua comunhão com a igreja. Quem foi ordenado como ancião acha-se, por esse modo, qualificado para atuar posteriormente como diácono. (M.I.pág. 50-51).
O ancião é responsável pelos cultos da igreja, e deve dirigi-los ou encarregar alguém de fazê-lo. A Cerimônia da Comunhão deve sempre ser dirigida por um pastor ordenado ou pelo próprio ancião. Somente ministros ordenados ou anciãos ordenados, em exercício, estão qualificados para dirigi-la. O pastor geralmente atua como presidente da reunião administrativa, e em sua ausência o ancião desempenhará a função de presidente dessa reunião. (M.I.p,52-53).
O ancião deve atuar em estreita ligação com o (a) tesoureiro (a) da igreja e ver que todos os fundos da Associação/Missão sejam remetidos ao (à) tesoureiro (a) do Campo local no tempo estabelecido por esta organização. Deve dedicar atenção pessoal para cuidar de que o relatório do (a) secretário (a) da igreja seja remetido pontualmente ao (à) secretário (a) da Associação/Missão no fim de cada trimestre. O ancião deve considerar importante toda correspondência proveniente do escritório do Campo local. As cartas cujo conteúdo requeira que se façam anúncios na igreja devem ser apresentadas em seu devido tempo. Na ausência do pastor e em cooperação com ele, o primeiro ancião deve cuidar de que sejam eleitos os delegados para as assembléias da Associação/ Missão e que os nomes desses delegados sejam enviados, pelo (a) secretário (a), ao escritório do Campo local. O ancião deve aconselhar e ajudar os oficiais da igreja a cumprirem suas responsabilidades de cooperar com a Associação/Missão na execução de todos os planos e procedimentos, e em cuidar de que os relatórios sejam preenchidos com exatidão e remetidos com pontualidade. (Pág. 53).
Primeiro Ancião. – Nas igrejas em que há muitos membros, é aconselhável eleger-se mais de um ancião. As responsabilidades desse cargo podem ser demasiado grandes para uma só pessoa, e devem ser partilhadas por tantas pessoas quantas sejam necessárias para fazer o trabalho. Em tal caso, um dos eleitos será designado “primeiro ancião”. As responsabilidades deverão ser distribuídas entre os anciãos de acordo com sua experiência e capacidade. (p,54).
Limitação de Autoridade. – Os anciãos não têm autoridade para receber ou remover membros da igreja. Isto só é feito por votação da igreja. O ancião e a Comissão da Igreja podem recomendar que a igreja vote a admissão ou a remoção de membros. (Ver págs. 35, 37 e 41.) (pág. 55).
Preparo e Treinamento de Anciãos Locais. (Ver pág. 51.) – Embora o pastor tenha a principal responsabilidade de preparar os anciãos locais, as Associações/ Missões são incentivadas a programar reuniões periódicas com o objetivo de adestrá-los. Para fortalecer o relacionamento da equipe pastor ancião, recomenda-se que os pastores também assistam a essas reuniões. Dirigentes de grupos que desempenham o papel de anciãos locais também devem ser convidados a estar presentes. (pág. 70).
Oficiais. – O presidente da Comissão da Igreja é o ministro designado para ser o pastor da igreja. Se o pastor preferir não desempenhar esta função, ou se achar impossibilitado de estar presente, poderá providenciar que o ancião da igreja atue como presidente numa base transitória. (P,89).
Deve haver jovens anciãos, jovens diáconos e diaconisas, etc., labutando com experientes oficiais de igreja. Em todos os setores da obra da igreja deve haver jovens em atividade. (pág. 108).
O pastor, com a ajuda dos anciãos, deve planejar e dirigir todos os cultos espirituais da igreja, como o culto regular do sábado e a reunião de oração, e oficiar tanto na Cerimônia da Comunhão como no batismo. (pág. 147).
Deverá ser escolhida uma comissão de nomeações, da qual será presidente o pastor oficiante. Esta comissão apresentará uma lista de pessoas para preencher os diversos cargos da igreja. Quando estes houverem sido eleitos, os anciãos deverão ser ordenados. Quando isto houver sido feito, a igreja estará plenamente organizada e pronta para funcionar. (pág. 210).

O ANCIÃO

A Igreja como qualquer outra organização, só prospera quando é bem liderada. Os anciãos, assim como todos os membros do Corpo de Cristo, são divinamente chamados para seu ministério. Na verdade, há duas fontes para a designação de anciãos: 1) eles são chamados por Deus, e 2) são eleitos por sua congregação.

Descrição do Trabalho

A descrição do trabalho do ancião é determinada principalmente por cinco fatores: 1) o tamanho da congregação, 2) a disponibilidade do pastor, 3) o plano do pastor para envolver os anciãos, 4) os dons do ancião e 5) a disposição do ancião para trabalhar.
Os anciãos devem ser respeitados por suas congregações e ser capazes de falar bem. Contudo, não devem ser escolhidos principalmente por causa de sua posição social, ou de sua capacidade de oratória, mas por causa de sua vida consagrada e capacidade de liderança.
Os anciãos dão encorajamento e apoio aos demais oficiais da Igreja. Eles estão envolvidos, por meio das comissões da Igreja e com os membros individuais, no planejamento, na provisão de pessoal, no treinamento e na orientação de todo o programa da Igreja. Os anciãos devem estar comprometidos com o trabalho missionário.
O alento individual aos membros deve ser uma responsabilidade especial dos anciãos. Eles devem aconselhar, e orar pelos doentes, pelos desanimados e por qualquer pessoa com problemas especiais. O ideal é que trabalhem em equipe com a esposa em tais programas como a visitação aos lares. Isto inclui ministrar a Santa Ceia aos doentes impossibilitados de comparecer a Igreja.
Deve haver significativo envolvimento dos anciãos no preparo de novos membros para o batismo. Devem assumir a responsabilidade especial de ajuda-los a formarem sólidas amizades na Igreja.

O Primeiro Ancião

Onde é eleito mais de um ancião, um deles deve ser designado como “primeiro” ancião. Os primeiros anciãos são assistentes especiais do Pastor. Sob a orientação deste, organizam a equipe de anciãos e dão aos demais anciãos a sua atribuição específica. Se um ancião tiver que atuar como presidente da comissão da Igreja ou da reunião administrativa, este normalmente deve ser o primeiro ancião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário Feito neste Blog, é de total Responsabilidade do autor e estará sujeito as Penalidades Prevista na Lei.